Carlos Lista - que é Diretor do Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati e Professor da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina - gentilmente nos autorizou a publicar a primeira versão de um excelente paper que escreveu sobre educação jurídica. O trabalho foi apresentado num workshop em Oñati, no último mês de abril, e fará parte, depois de revisto e ampliado, de uma obra coletiva a ser editada no ano que vem.
O texto percorre nossas maiores angústias a respeito do comportamento dos diferentes atores das Faculdades de Direito. Não deixe de lê-lo integralmente: http://grupo-de-estudos-delmas-marty.googlegroups.com/web/Paper+Carlos+Lista-Workshop+Onati+09-final+draft%5B1%5D.pdf?gda=Cd1qLW0AAACAunIrPLn2iak4oe2pLSC6sdqE-7IQHB7QSGQ6ezRFCvkcUPLck_0Tq-TM5BXXTFI0eJF099sktFapqvL9fdMQ54Tr-jdTu01aFAsVu3H4iY8xQM9Ho2pFfrlw0mxOqizlNv--OykrTYJH3lVGu2Z5&gsc=Yc2dtQsAAADHev_E3z3ju5NoNA4Tpw-4
Gracias, Carlos !
Imagem: El Roto, El País
Que maravilha esse trabalho do professor Carlos Lista. Qualquer semelhança com a realidade brasileira não é, de fato, mera coincidência. O ideal seria que pudéssemos aprofundar a transversalidade desses estudos de modo a comparar causas e consequências dessa situação em diversos países latino-americanos. Para isso, precisamos conhecer melhor nossos colegas do outro lado das fronteiras e desenvolver redes de pesquisa internacionais na região, o que no Direito é ainda muito incipiente, salvo no tocante aos estudos da integração regional. De outra parte, é preciso ter em mente que o quadro atual do ensino jurídico não vai se alterar se nós, professores, não mudarmos as aulas, o método e os conteúdos: "Above all, one may observed that the transmission of knowledge prevails over the development of skills. Three aspects are combined: centrality of the law and monodisciplinarity; fragmentation, strong classification and hierarchisation of knowledge and reproduction of the legal positivist and formalist approach as a hegemonic model."
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